Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Clinica Odontológica (PPGCO) da Ufes

  • Pesquisar os aspectos morfológicos, biológicos, microbiológicos, imunológicos, patológicos, histológicos, microscópicos, radiográficos e clínicos do órgão dental e de suas estruturas de suporte e proteção, bem como todo sistema estomatognático. E estudar a inter-relação entre este e a condição sistêmica do individuo.

  • Pesquisar o processo saúde/doença, buscando revelar seus aspectos descritivos, etiológicos, morfológicos, e funcionais, identificando os fatores condicionantes (socioeconômicos, comportamentais e ambientais) das principais doenças bucais.

  • Pesquisar os materiais de uso odontológico, suas características, técnicas de utilização, bem como seu comportamento.

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos métodos de diagnóstico utilizados nas diversas especialidades odontológicas, e às inter-relações odontológicas com desordens sistêmicas. Abrange, ainda, o aprimoramento de biomateriais e terapias que auxiliem no tratamento odontológico, no reparo e na regeneração dos tecidos, visando contribuir para a reabilitação funcional e estética dos pacientes.

  • Esta linha de pesquisa compreende o estudo da etiologia, patogênese, aspectos morfológicos, fatores de risco e prognóstico das doenças da boca, com ênfase nas desordens com potencial de malignização, câncer de boca, cistos e tumores odontogênicos e não-odontogênicos, infecções fúngicas e desordens temporomandibulares.

  • Esta linha de pesquisa visa estudar as medidas de promoção de saúde e prevenção dos principais agravos em saúde bucal, bem como a distribuição, ocorrência e fatores associados dessas doenças na população. Compreende, ainda, estudos relacionados aos processos e métodos de ensino-aprendizagem-avaliação, desenvolvidos em âmbito acadêmico e nos serviços de saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da UFES promove a pós-graduação em nível stricto sensu na área de Odontologia, por meio da realização de pesquisas nas áreas básicas e clínicas. Desde a sua criação em 2006, o programa vem oferecendo um curso de Mestrado Profissional e agora, em 2020, passará a ofertar um curso de Mestrado Acadêmico.

ATENÇÃO: Considerando o Ofício CAPES nº 02/2020, vimos informar que está CANCELADO o Edital PPGCO 01/2019 para seleção de alunos regulares para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas, pois estamos aguardando a Portaria de Autorização e Reconhecimento do curso homologada pelo MEC. Um novo Edital deverá ser publicado ao longo do ano e amplamente divulgado.

Encontram-se, abaixo, algumas informações relevantes sobre o novo curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas.

Objetivo do curso: Formar mestres com sólida formação teórica, didática e técnica, que contemple as diversas áreas das Ciências Odontológicas, para atuar como professor de graduação nas Instituições de Ensino Superior, com espírito crítico e reflexivo. O curso busca integrar os conhecimentos da Odontologia para aprimorar a formação acadêmica de seus alunos, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa que originem novos conhecimentos, tecnologias e processos que permitam melhorar a assistência e as políticas de promoção de saúde.

Público alvo: Cirurgiões-dentistas que almejem seguir a carreira acadêmica e possuam disponibilidade para dedicação integral ao curso de Mestrado.

Área de concentração: Ciências Odontológicas

Linhas de pesquisa:

Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico
Descrição: Esta linha de pesquisa visa estudar as medidas de promoção de saúde e prevenção dos principais agravos em saúde bucal, bem como a distribuição, ocorrência e fatores associados dessas doenças na população. Compreende, ainda, estudos relacionados aos processos e métodos de ensino-aprendizagem-avaliação, desenvolvidos em âmbito acadêmico e nos serviços de saúde.

Etiopatogênese das doenças da boca
Descrição: Esta linha de pesquisa compreende o estudo da etiologia, patogênese, aspectos morfológicos, fatores de risco e prognóstico das doenças da boca, com ênfase nas desordens com potencial de malignização, câncer de boca, cistos e tumores odontogênicos e não-odontogênicos, infecções fúngicas e desordens temporomandibulares.

Métodos de diagnóstico e tratamento das alterações odontológicas
Descrição: Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos métodos de diagnóstico utilizados nas diversas especialidades odontológicas, e às inter-relações odontológicas com desordens sistêmicas. Abrange, ainda, o aprimoramento de biomateriais e terapias que auxiliem no tratamento odontológico, no reparo e na regeneração dos tecidos, visando contribuir para a reabilitação funcional e estética dos pacientes.

Disciplinas:

Obrigatórias: Noções de Bioestatística; Fundamentos e metodologia de pesquisa; Metodologia do ensino superior em saúde; Ética e bioética; Noções de gestão e empreendedorismo; Redação científica; Práticas em extensão universitária I; Estágio em docência I; Dissertação.

Optativas: Créditos especiais; Educação interprofissional; Epidemiologia; Estágio em docência II; Introdução em Telessaúde e Teleodontologia; Práticas em extensão universitária II; Processo de diagnóstico integrado em Odontologia; Oncologia clínica e experimental; Técnicas de pesquisa em microscopia; Interdisciplinaridade em Clínica Odontológica.

Perfil do egresso: O mestre em Ciências Odontológicas será um profissional apto a conduzir o processo ensino-aprendizagem em cursos de graduação de forma didática e sistematizada, promovendo a formação de recursos humanos bem qualificados técnica e cientificamente. Poderá contribuir na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em equipe, concebendo a pesquisa científica como integrante do processo de aquisição e difusão de saberes. Em seu exercício profissional, promoverá inovações por meio do desenvolvimento de conceitos, produtos e processos que visem melhorar o cuidado e as políticas de promoção de saúde, integrando os conhecimentos das áreas básicas e clínicas da Odontologia.

Corpo docente:

DANIELA NASCIMENTO SILVA - Permanente Lattes
DANIELLE RESENDE CAMISASCA BARROSO - Permanente Lattes
ELIZABETH PIMENTEL ROSETTI - Permanente Lattes
KARINA TONINI DOS SANTOS PACHECO - Permanente Lattes
LETICIA NOGUEIRA DA GAMA DE SOUZA - Permanente Lattes
LILIANA APARECIDA PIMENTA DE BARROS - Permanente Lattes
MARIA CHRISTINA THOME PACHECO - Colaboradora Lattes
MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO - Permanente Lattes
RAQUEL BARONI DE CARVALHO - Colaboradora Lattes
ROGERIO ALBUQUERQUE AZEREDO - Permanente Lattes
SANDRA LUCIA VENTORIN VON ZEIDLER - Permanente Lattes
SERGIO LINS DE AZEVEDO VAZ - Permanente Lattes
SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES - Colaboradora Lattes
TANIA REGINA GRAO VELLOSO - Permanente Lattes
THIAGO FARIAS ROCHA LIMA - Permanente Lattes

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Clinica Odontológica desde 2006 e o curso de Ciências Odontológicas desde 2020 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 2 na última avaliação.

O programa já formou 132 mestres e conta com 5 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105